Notícias Gerais

  • Cuidados com a higiene íntima masculina

    Cuidados com a higiene íntima masculina

    Para você que pensa que falar de higiene masculina é bobagem ou até mesmo um tema sem muita importância, saiba que uma pesquisa realizada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) revelou que mais de mil homens têm de amputar o pênis todos os anos. E o mais assustador é que o principal motivo que levou a essas mutilações foi justamente a falta de higiene íntima masculina.


    A limpeza genital correta evita o aparecimento de várias doenças, como a proliferação de fungos e bactérias, infecções e o HPV principal fator desencadeante do câncer peniano. Além, claro, de evitar o mau cheiro e constrangimento causado por ele.


    Quando a falta de higiene íntima se junta a já conhecida dificuldade dos homens de consultar o urologista com frequência, isso acaba se tornando um sério problema, não só para os homens, mas também para as mulheres que se relacionam sexualmente com eles.


    Ao serem negligentes em relação aos cuidados com a própria saúde, os homens podem não se atentar para pequenas manchas, coceiras ou verrugas que aparecem na região da genitália, que podem indicar que algo de errado está acontecendo ali.


    Fazer a higiene masculina diária é bem simples, e para facilitar ainda mais, vamos colocar aqui um checklist diário que deve ser feito para manter a sua saúde íntima deles:


    1) Lavar as mãos antes e depois de usar o banheiro para impedir o contato entre as impurezas das mãos e o órgão masculino, e vice-versa;

    2) Secar bem o pênis com papel higiênico após urinar;

    3) No banho, utilizar água e sabão para fez uma higiene caprichada, não se esquecendo de puxar a prepúcio (pele que recobre o pênis) para retirar toda a secreção e sujeira que pode se acumular por lá;

    4) Secar bem o pênis após o banho para evitar que a umidade seja um ambiente perfeito para a proliferação de fungos e bactérias;

    5) Após o sexo, é muito importante também higienizar bem o pênis, lavando-o depois da relação.


    Manter a higiene íntima em dia e se consultar regularmente com o urologista são as melhores formas de prevenção e manutenção de uma vida plena e saudável!