Notícias Gerais

  • 7 dicas para ter um ano inteiro saudável

    7 dicas para ter um ano inteiro saudável

    Mais um ano está começando e com ele vem novas resoluções, metas e objetivos. Mas para que você conquiste tudo que deseja, o primeiro item da lista é cuidar da sua saúde.


    Para começar, agendar um checkup com o seu médico é essencial, pois por meio dele é possível saber se a sua saúde está em dia ou se alguns cuidados serão precisos para melhora-la. Além disso, aqueles exames específicos para o homem, como o exame de toque retal e o de sangue (PSA), que identificam o câncer de próstata a partir dos 50 anos de idade (ou 45 para os que tem histórico da doença na família) precisam ser realizados pelo menos uma vez por ano. É melhor já começar o ano zerando essas pendências, não é mesmo?


    Depois que a saúde estiver em dia, você pode tomar algumas medidas para ter uma vida melhor, durante todo o ano. Quer saber como? Então siga as dicas que separamos:


    1) Mantenha uma dieta saudável e, convenhamos, para isso não é preciso fazer grandes sacrifícios. Comece diminuindo o consumo de gorduras, açúcares e sal. E adicione mais frutas e verduras ao seu consumo diário;


    2) Beba muita água, não só nas estações mais quentes como primavera e verão, mas durante o ano todo para manter o seu corpo sempre hidratado e ajudar o organismo a eliminar toxinas;


    3) Movimente-se. Escolha uma atividade que te agrade para que possa sentir prazer ao se exercitar e se mantenha motivado no longo prazo. As opções de exercícios físicos são muitas, vão desde uma simples caminhada a lutas e artes marcais. Mas, lembre-se: antes de fazer atividades de grande impacto, verifique com o seu médico se elas são indicadas para você;


    4) Busque fazer algo que relaxe a sua mente todos os dias, mesmo que seja por alguns minutinhos. Pode ser uma leitura, um filme, meditação. Reserve um tempo para você se centrar!


    5) Programe as suas tarefas com antecedência, assim você tem tempo para realiza-las com calma e evita o stress;


    6) Fique próximo das pessoas que ama, porque isso também interfere na saúde emocional e física, incluindo o coração;


    7) Mantenha uma rotina regular de sono, pois ele é alimento para corpo e mente, sendo necessário para reenergizar e revigorar.