Notícias Gerais

  • Novembro Azul: Fui diagnosticado com câncer de próstata, e agora?

    Novembro Azul: Fui diagnosticado com câncer de próstata, e agora?

    Receber a notícia de um diagnóstico positivo de câncer é sempre difícil e delicado. É normal sentir medo, insegurança, ansiedade, raiva. Mas, o próximo passo após a descoberta da doença é buscar tratamento, já que o câncer de próstata, como de outros tipos, pode ser curado considerando o estágio do tumor e a adesão às terapias indicadas caso a caso.

    Com o avanço tecnológico e da medicina, os tratamentos de ultima geração vem agregando às propostas de cura, a melhor qualidade de vida, especialmente considerando os fatores que mais assustam o homem e que são relacionados à manutenção da vida sexual e da saúde do trato urinário.

    Neste sentido, o HIFU - High Intensity Focused Ultrassound (Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade), tem se revelado uma grande inovação. A técnica minimamente invasiva, e que não utiliza agulhas ou radioatividade, utiliza o ultrassom focalizado de alta intensidade para aplicar energia acústica (ultrassônica) diretamente nas células cancerígenas, destruindo o tecido doente.

    Alvo de diversos estudos internacionais, o tratamento com o HIFU concluíram índices de efeitos colaterais de 0 a 2% para incontinência urinária e de 5 a 26% para disfunção erétil, muito menores que os demais tratamento propostos. Também é comprovada a baixa taxa de mortalidade em função do câncer e baixos índices de metástases (quando o tumor se espalha para outras partes do corpo) nos 10 anos seguintes ao tratamento.

    O HIFU é especialmente aconselhável quando o câncer ainda se encontra em fase inicial, quando a possibilidade de cura através do tratamento é de 98 a 100% dos casos. Já consolidado nos estados Unidos e alguns países da Europa, a técnica ainda é pouco praticada no Brasil, onde seus precursores no País busca ampliar a sua divulgação, com base nos resultados apresentados nos últimos 15 anos de prática do tratamento. Para saber mais sobre o tratamento acesso o site – Hifu Brasil.