Notícias Gerais

  • Novembro Azul: Saiba como se prevenir contra o Câncer de Próstata

    Novembro Azul: Saiba como se prevenir contra o Câncer de Próstata

    O principal objetivo da campanha Novembro Azul é alertar os homens sobre a importância de prevenir o câncer de próstata e tratá-lo em tempo e de forma adequada. Apesar de as causas exatas de qualquer tipo de câncer não serem conhecidas, é comprovado que bons hábitos podem ajudar a diminuir o risco de desenvolver a doença, bem como conduzi-la com melhores probabilidades de cura. Desta forma, a alimentação saudável e a prática regular de atividades físicas também somam para os melhores prognósticos de saúde do homem.

    Além disso, é importante ficar atento aos fatores de risco como condição genética e hereditariedade, pois dados do Instituto Nacional do Câncer atestam indivíduos que com pais ou irmãos com câncer de próstata antes dos 60 anos tem o risco ter a doença de 3 a 10 vezes maior que os homens que não tem essa mesma condição.

    A melhor forma de identificar o câncer de próstata ainda no inicio e com maiores chances de cura, é realizando check-ups de rotina exames de toque retal, além do de dosagem do antígeno prostático específico PSA (Prostate Specific Antigen dosagem no sangue), especialmente importantes a partir dos 45 anos.

    Em caso de detecção da doença, o seu tratamento dependerá de alguns fatores, como a sua extensão, a idade do paciente, outras doenças associadas, os efeitos colaterais e a manutenção de uma boa qualidade de vida. Entre terapêuticas incluem a cirurgia para a extinção do tumor, radioterapia, hormonioterapia, quimioterapia, vacinas, e mais recentemente, o HIFU - High Intensity Focused Ultrassound (Ultrassom Focalizado de Alta Intensidade).