Notícias Gerais

  • Saiba quais são as quatro doenças muito comuns em homens

    Saiba quais são as quatro doenças muito comuns em homens

    Em geral, os homens costumam cuidar muito menos da saúde do que as mulheres e esse é um dos motivos pelos quais a expectativa de vida deles é, em média, sete anos a menos do que a delas.

    Além de visitarem menos o médico, fato corroborado em dados da Sociedade Brasileira de Urologia de que 80% dos homens só vão ao médico por influência da família, em especial das esposas, seu o estilo de vida também não costuma colaborar, devido aos hábitos pouco saudáveis.

    Segundo estudo do Ministério da Saúde e Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), os homens consomem muito mais álcool que a população feminina,o que pode justificar terem mais incidência de câncer do pulmão, cirrose, alcoolismo, diabetes e infarto. E a alimentação também não costuma ser das melhores, seja pelos excessos ou pela qualidade.

    Conscientizar os homens a respeito dos riscos de seus hábitos e da importância da sua reeducação, incluindo com a busca de tratamentos especializados sempre que necessário é a melhor maneira de reverter as estatísticas negativas a que estão frequentemente relacionados. Por isso, listamos as doenças mais comuns que afetam a sua saúde:

    Câncer de pele – o câncer de pele é o tipo de câncer mais frequente no homem e um dos grandes motivos de sua alta incidência de casos neste público é a imprudência quanto à exposição à luz solar (horários inapropriados e duração de exposição).

    Câncer de próstata – o câncer de próstata é o segundo câncer que mais leva a população masculina a óbito (atrás do câncer de pulmão). A grande maioria dos casos não seria fatal se os exames preventivos fossem realizados com a frequência certa e os tratamentos seguidos corretamente.

    Doenças cardiovasculares – Os casos de AVCs e infartos são mais comuns entre homens por conta dos hábitos alimentares aliados ao consumo de álcool e sedentarismo. Alimentação equilibrada e atividades físicas moderadas, bem como visitas regulares ao médico para checkups após os 40 anos compõem as práticas também simples de serem seguidas.

    Incontinência Urinária – É mais comum em homens idosos por degenerações estruturais da bexiga e esforço excessivo ao longo da vida, mas também pode ser consequência da cirurgia para retirada do câncer de próstata. A forma mais eficaz de prevenção da doença de base é realizar exames anuais após os 45 anos e realizar tratamentos adequados e menos invasivos.

    É imprescindível que os homens também se engajem em favor de uma causa muito importante para eles mesmos, que é o cuidado com a sua saúde. Afinal, cuidar da saúde também deve ser coisa de homem!