Notícias Gerais

  • Homem ainda não sabe o que é o câncer da próstata

    Homem ainda não sabe o que é o câncer da próstata
    Uma constatação alarmante: um em cada cinco britânicos não sabe nem o que é próstata. Óbvio que este contingente não faz exames preventivos e desconhece a gravidade da doença.

    O câncer de próstata é a causa mais comum de morte por câncer entre os homens em qualquer lugar do mundo. No Brasil, a cada ano, este número passa de 13 mil vítimas.

    Uma declaração Les Ferdinand, jogador da liga inglesa de futebol, que viu seu avô sofrer com a doença até o final da vida é emblemática. “É muito fácil ignorar está glândula, até o câncer de próstata afetar minha família, meu conhecimento sobre ela era zero", disse.

    O urologista Marcelo Bendhack, presidente da Associação Latino-Americana de Uro-Oncologia, explica que o câncer de próstata ocorre principalmente entre homens de idade avançada. Tanto que a idade média do diagnóstico é de 66 anos. É raro aparecer antes dos 40 anos.

    Devido a sua localização, os principais sintomas do câncer de próstata são urinários. O homem deve estar atento quando sente necessidade de urinar com mais frequência, tem sensação que a bexiga não esvazia por completo ou percebe pouco fluxo urinário ou demora para iniciar a micção, adverte o especialista.

    O importante para o paciente é saber que, quanto antes o câncer for diagnosticado mais chances serão os benefícios das novas técnicas de tratamento. Marcelo Bendhack explica que a cura do câncer de próstata tem prognóstico positivo em quase a totalidade dos casos desde que a doença seja diagnosticada em seus estágios iniciais.

    E o que é melhor: sem ser submetido a procedimentos radicais, como a radioterapia ou cirurgias invasivas. É o caso da técnica que utiliza o Ultrassom de Alta Frequência, também conhecido por HIFU Sonablate, cujos efeitos colaterais são mínimos, consequentemente, o retorno às atividades do dia a dia é abreviada.