Notícias Gerais

  • Câncer de próstata - é possível evitar o fantasma da depressão

    Câncer de próstata - é possível evitar o fantasma da depressão
    Depressão após o tratamento contra o câncer da próstata... um tema recorrente. Também pudera! Existe algo mais arrasador na vida de um homem do que ser informado de que precisará ser submetido à retirada de um tumor e, consequentemente, vítima dos seus efeitos colaterais?

    Para tudo, no entanto tem solução. É possível espantar os indicadores negativos. Para isto é necessário acreditar, ter esperança e valorizar a prevenção. 

    No caso do câncer de próstat,a o ponto de partida para se evitar fantasmas que assustam o paciente é o toque retal, condição fundamental ao diagnóstico precoce e, consequentemente, ao tratamento da doença logo no seu início. Obecendo essa cartilha básica, o paciente tem condições de curar o tumor da próstata com ótimos resultados. 

    Uma nova técnica, denominada HIFU, emprega o ultrassom de alta frequência, gerando energia acústica num ponto específico, provocando calor. Como não invade a próstata, livra o paciente da cirurgia ou da radioterapia que são, justamente, os principais vilões à ocorrência da incontinência urinária e da impotência sexual.